Fisioterapia para qualidade de vida dos idosos

A fisioterapia para idosos ou geriátrica é uma área voltada especificamente para tratamento, prevenção e reabilitação de pacientes idosos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a idade considerada idosa é estabelecida conforme o nível socioeconômico de cada nação.

Em países em desenvolvimento (como o Brasil) é considerado idoso aquele que tem 60 anos ou mais de idade.

O objetivo da fisioterapia para idosos varia segundo a patologia e as limitações que a idade do paciente apresenta, de tal modo que o idoso realize suas atividades cotidianas sem a ajuda de cuidadores e familiares, são eles:

– Aumentar a força muscular;

– Melhorar a flexibilidade;

– Melhorar o equilíbrio;

– Melhorar a qualidade de vida;

– Melhorar a coordenação motora;

– Prevenir o risco de quedas;

– Prevenir complicações respiratórias;

– Prevenir complicações cardiovasculares;

– Promover independência funcional.

O exercício pode aumentar a aptidão física de idosos e das funções essenciais. A fisioterapia trabalha estimulando a realização de exercícios físicos para a parte motora e respiratória.

O aumento das capacidades físicas promovem uma melhora significativa nas atividades de vida diária, reduzindo a fadiga a pequenos esforços. são realizados atividades de força, flexibilidade, potência aeróbia, equilíbrio e coordenação.

A fisioterapia também é benéfica em relação aos riscos de quedas e acidentes. Além de reduzir a vulnerabilidade e fragilidade causada pela inatividade, minimiza as mudanças biológicas trazidas pelo envelhecimento e ajudam no controle de doenças crônicas, favorecendo a estimulando o idoso a ter uma qualidade de vida muito melhor.

Você é idoso ou conhece algum que possa se beneficiar da fisioterapia para melhorar a qualidade de vida? Se sim, entre em contato com a nossa central, agende uma avaliação, temos o prazer em atendê-lo, clique em www.fisioqualitysaude.com.br.