Fisioterapia no tratamento da Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica que afeta as vias respiratórias, não há nada mais incômodo do que ter uma má respiração, processo que tem como função levar o oxigênio aos tecidos e eliminar o gás carbônico. Respirar bem é ter uma boa qualidade de vida!

No momento de crise asmática, os músculos do tórax ficam tensos, respiração fica “bem curtinha” o que leva o doente ao desespero. O diafragma é o principal músculo da respiração. Para que a distribuição de ar em todas as áreas do pulmão aconteça, a musculatura do tórax superior deve estar relaxada.

É nesse momento que entra a fisioterapia respiratória, método que utiliza técnicas de relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos do corpo, além de promover a reeducação do diafragma.

O objetivo do tratamento fisioterápico é melhorar o condicionamento físico do asmático, proporcionando uma readaptação gradativa aos esforços físicos e encorajando o paciente a participar de atividades físicas em geral. Só assim a pessoa asmática poderá, não apenas controlar sua doença, mas melhorar sua qualidade de vida.

Como o asmático apresenta um bloqueio inspiratório, com o passar dos anos, a respiração errada provoca um desiquilíbrio de toda a musculatura do tórax podendo ocasionar o surgimento de deformidades torácicas. Nesse caso surge o tipo peito de pombo, peito escavado, depressão submamária, tórax em tonel, entre outras. Em casos mais graves há alterações da coluna vertebral.

Para obter um ótimo resultado no tratamento é necessário ter um acompanhamento médico, utilizar medicações prescritas e aliar à um profissional especializado de fisioterapia.

A Fisioquality Saúde possui 15 anos de experiência na área e em fisioterapia domiciliar, agende uma avaliação, nossos supervisores vão até você: www.fisioqualitysaude.com.br .