Blog

Fisioterapia no Acidente Vascular Cerebral

A fisioterapia como tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou também conhecido como Derrame, proporciona a melhora da qualidade de vida e a recuperação dos movimentos perdidos. O principal objetivo é devolver a capacidade motora e fazer com que o paciente seja capaz de realizar suas atividades da vida diária sozinho.

As sessões de fisioterapia devem iniciar precocemente, se possível, ainda no hospital e podem ser realizadas preferencialmente todos os dias, pois, quanto mais rápido o paciente for estimulado, mais rápida será a sua recuperação.

Os exercícios para a reabilitação são diversos, preconizando sempre o que é mais urgente, como tratamento respiratório, seguido de melhora do tônus e/ ou rigidez, amplitude de movimentos, algias, alongamentos, treino de equilíbrio, coordenação motora e propriocepção.

A fisioterapia deve ser realizada no mínimo três vezes por semana. Além dos exercícios realizados com os profissionais , podemos orientar também alongamentos em casa e utilização de videogames que exercitam todo o corpo como o Wii e o X-box, por exemplo, para manter o estímulo muscular diariamente.

É muito importante que o tratamento fisioterapêutico seja realizado continuamente, concomitantemente com equipe multidisciplinar como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e que o indivíduo tenha muito estímulo para evitar que as contraturas musculares aumentem e o arco de movimento fique cada vez menor deixando o indivíduo acamado e totalmente dependente do cuidado de outros.

É possível reestabelecer a vida após um derrame! Insista nos exercícios, não desanime, mantenha a esperança, persista, que aos poucos, tudo vai melhorar! Conte com uma equipe especializada!

A Fisioquality Saúde possui 15 anos de experiência em Fisioterapia Domiciliar, levamos até você uma equipe altamente capacitada. Agende uma avaliação com nossos supervisores, entre em contato: www.fisioqualitysaude.com.br .

Gostou do Artigo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Open chat