Blog

Fisioterapia em pediatria neurológica

A atuação da fisioterapia neurológica pediátrica possui o objetivo de estimular ao máximo o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças com afecções neurológicas. A estimulação motora e cognitiva é realizada de forma lúdica na qual os fisioterapeutas buscam associar a brincadeira com a proposta terapêutica. Diversos estudos demonstram que após uma lesão, o sistema nervoso é capaz de se reorganizar através de um mecanismo denominado neuroplasticidade.

A estimulação sensório-motora realizada por um fisioterapeuta especializado é capaz de potencializar esse processo, a recuperação das funções motoras comprometidas e o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

O sistema nervoso em desenvolvimento é extremamente plástico e pode se adaptar a lesões ocorridas durante os primeiros anos de vida. Para tanto, é fundamental a estimulação apropriada para cada etapa do desenvolvimento.

A fisioterapia tem início com uma avaliação abrangente na qual são realizados testes motores e sensoriais além da aplicação de escalas de avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor. Essa avaliação é muito importante para se identificar qual o estágio do desenvolvimento a criança está e quais foram os déficits motores, sensitivos causados pela lesão no sistema nervoso.

O sistema nervoso é composto pelo cérebro, medula espinhal e nervos; lesões nestas estruturas podem resultar em diversos prejuízos ao movimento voluntário, fraqueza muscular, espasticidade, incoordenação motora, dificuldades para andar, equilibrar. Uma criança que sofre uma lesão no sistema nervoso pode sofrer atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, mas a estimulação adequada por meio da fisioterapia e também pelos familiares pode minimizar este atraso.

A fisioterapia neurológica pediátrica é uma especialidade direcionada a crianças com doenças do sistema nervoso e neuromusculares, como por exemplo: paralisia cerebral, distrofias musculares, síndrome de down, lesões medulares, ataxias, paralisia facial, tumores cerebrais e medulares, espinha bífida, entre outros.

É importante que um profissional especializado em Neurologia esteja à frente da avaliação e condução do tratamento, visto a complexidade desta condição. O conhecimento profundo sobre as características do desenvolvimento neuropsicomotor normal e patológico, das funções motoras, sensoriais e cognitivas é necessário para a formulação de um plano de tratamento específico para as necessidades e objetivos que o paciente e sua família desejam alcançar.

A Fisioquality Saúde possui 15 anos de experiência em atendimento domiciliar, agende uma avaliação, nossos supervisores vão até você: www.fisioqualitysaude.com.br .

Open chat