Blog

Alívio da dor lombar em tempos de Pandemia

Em 2020 o que podemos afirmar é que a maioria adotou hábitos comportamentais bem mais sedentários, não tivemos opções, devido a inúmeros fatores, muitas se depararam com casos de dores antes inexistentes. A dor na região lombar, por exemplo, tem sido a mais comum.

Nesse momento em que estamos trancados em nossas casas, saindo apenas para o que é realmente essencial, naturalmente acabamos ficando mais parados. Nesse sentido, é claro que aquelas pessoas que não praticavam exercício físico regularmente continuam não fazendo e reduziram ainda mais esse ritmo.

Enquanto isso, aquelas que estavam engajadas em alguma prática de exercício regular provavelmente a abandonaram ou tiveram que reduzir drasticamente sua execução. Ao mesmo tempo, uma parte desses indivíduos teve que adotar um estilo de trabalho que não fazia parte da própria realidade: o home office.

Por exemplo: as pessoas não estão mais saindo para trabalhar de forma habitual. Elas também não estão indo a academia e, de uma forma geral, não estão mais saindo de casa a não ser pelas idas ao supermercado.

Além disso, devido ao home office muitas pessoas estão utilizando o computador durante mais horas por dia e com maior frequência para trabalhar. Isso faz com que adotem a postura sentada por mais do que estavam habituados.

Tudo isso unido ao aumento do estilo mais sedentário e à utilização mais frequente de computadores, celulares e televisão, fez com que as pessoas se tornassem mais suscetíveis a exacerbar quadros álgicos na coluna vertebral.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o quadro álgico lombar é um dos mais frequentes problemas músculo-esqueléticos em todo o mundo. Por isso, é muito importante saber o que se pode fazer para aliviar dor lombar crônica.

Como profissionais do movimento, mesmo que no momento não possamos realizar intervenções de forma presencial, podemos atuar como profissionais de saúde que somos e orientar e educar nossos pacientes.

Nesse momento, nosso conhecimento sobre biomecânica, principalmente, o conhecimento sobre nosso paciente, nos permite criar gestões que possibilitem orientá-los sobre posturas durante o home office e durante as horas de lazer. Podemos falar da importância de mudar a posição de trabalho com mais frequência e da relevância de manter-se ativo – mesmo que por menos vezes dentro de suas residências. 

Ensinando-os sobre os cuidados com a coluna lombar, é importante orientá-los em relação à postura sentada diante do computador. Nesse sentido, ele deve ser instruído a:

  • manter a altura do computador compatível e alinhada com os olhos;
  • estar com a coluna recostada na cadeira;
  • se atentar em manter os ombros relaxados;
  • manter os braços apoiados na mesa enquanto digita ou opera no mouse;
  • manter os pés apoiados no chão (evitando permanecer com os joelhos flexionados durante períodos longos);

Às vezes, fica difícil para o paciente seguir essas instruções por situações logísticas. Apesar disso, mantenha seu paciente consciente de que se ele não conseguir seguir todas as orientações, para aliviar dor lombar crônica ele deve ao menos:

  • evitar permanecer na mesma posição por muito tempo (qualquer que seja a postura);
  • levantar e movimentar-se constantemente durante períodos de intervalo;
  • beber bastante água e ir ao banheiro com frequência durante o período de trabalho.

A Fisioquality Saúde possui 15 anos de experiência em atendimento domiciliar, estamos atuando também com sessões remotas, sendo assim, agende uma avaliação com nossos supervisores, através do site: www.fisioqualitysaude.com.br .

Gostou do Artigo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Open chat