Sedentarismo mata!!

O sedentarismo é um estilo de vida perigoso que passou a ser moda no século XXI. Dele sofrem as pessoas que fazem muito pouco ou nenhum tipo de exercício físico, o que aumenta o risco de que sofram diferentes problemas de saúde. Muito vinculado à obesidade e a doenças cardiovasculares, tais como a diabetes, é considerado a praga da idade contemporânea.
.
Em muitos casos as pessoas sedentárias, além de não se considerarem como tais, usam seus problemas de saúde para continuarem inativas. Ou seja, acreditam que sua condição física é o que as impede de fazer qualquer tipo de esforço físico, quando provavelmente é o contrário: a origem do seu mal-estar é justamente essa falta de atividade e cronificação de sua condição sedentária.
.
O que é ser sedentário?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas sedentárias são aquelas que fazem menos de 90 minutos de atividade física na semana. E segundo indicam seus informes, o sedentarismo é um mal que afeta pelo menos 60% da população mundial adulta. Calcula-se que todo ano morrem cerca de 2 milhões de pessoas devido à prática insuficiente de exercício físico.
.
O melhor tratamento: a atividade física
Não se trata de transformar-se do dia para a noite em atletas profissionais. Se você é sedentário, entenda que sua forma física é frágil e que se você quer melhorar, vai ter que começar de maneira gradual. De outra forma, seu corpo vai se queixar e muito, de maneira que você não vai tardar em voltar à vida sedentária. Se você pratica esportes na companhia de outra pessoa, sua motivação intrínseca para fazer exercício aumenta.
.
Pode ser que no dia seguinte você tenha cãibras e inclusive que elas continuem durante uma semana, mas você também vai notar que seu sistema responde adequadamente. Você vai se sentir mais leve, enérgico, com um humor melhor… E o que é mais importante: estará ganhando qualidade e tempo de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *