Beber água no inverno é bom?

Nos dias frios, é natural sentirmos menos sede e diminuirmos o consumo de líquidos, mas quem bebe menos água no inverno fica mais exposto às doenças propagadas pelo ar, como gripes e resfriados. Isso acontece porque a pele das narinas e da boca ressaca com facilidade e se torna porta de entrada para vírus e bactérias.

Os chás, que são comumente ingeridos nesta época do ano, podem ter efeito diurético, o que piora a situação. É preciso estar atento para não se desidratar no inverno. Além de prevenir doenças frequentes nessa estação, a pessoa também irá beneficiar a pele e o processo digestivo.

A desidratação ainda pode trazer outros tipos de problemas, como a elevação dos batimentos cardíacos e a queda da pressão arterial. Em pessoas com histórico ou predisposição a problemas cardiovasculares, há risco de complicações. “Existem níveis de desidratação, sendo que o mais leve apresenta sede moderada. Esse é o sinal do corpo para evitar que outros problemas possam ocorrer”, alerta.

Para evitar o quadro, o especialista recomenda o consumo de dois litros de água por dia, além da ingestão de frutas, principalmente daquelas com grande quantidade de suco, como melancia, laranja e melão.

Já os praticantes de atividades físicas, devem tomar um copo a mais de água (250 ml) para cada 30 minutos de exercício aeróbico ou de força. Vale ressaltar que a ingestão regular de água tende a acelerar o metabolismo basal (gasto calórico que temos em repouso), o que significa que a queima de calorias será maior, mesmo sem exercícios.

Beba água e tenha mais saúde, essa é a nossa recomendação!

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